Palha de Buriti, Sustentabilidade e Arte na Moda

O BURITI

É do coração da Amazônia que surge o buriti, a mais alta entre as palmeiras brasileiras. Facilmente encontrada nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, a árvore típica de terrenos pantanosos produz frutos entre o outono e a primavera. Semelhante a um coquinho, sua casca castanha avermelhada e coberta de escamas brilhantes chama a atenção pela extravagância.
A amêndoa e polpa da fruta do buriti são usadas na fabricação de sorvetes, cremes, geleias, doces, bombons, sucos com alta concentração de vitamina C, além de vinhos e licores. É possível ainda retirar palmito da parte vegetativa, além daipurana, uma fécula cuja qualidade e sabor assemelham-se ao sagu e à farinha de mandioca.

Na língua indígena, buriti significa "árvore que emite líquidos" ou "árvore da vida". Não é à toa que o buritizeiro é considerado sagrado pelos índios. Dele é possível extrair tudo o que é necessário para a sobrevivência. Suas folhas geram fibras usadas na confecção de tapetes, cestas, redes, toalhas de mesa e brinquedos. O talo serve para fabricar móveis leves, mas bastante resistentes. Mais autossustentável impossível. Estudos indicam ainda que o óleo retirado da fruta pode ser utilizado na produção de biodiesel.

 

BELEZA E CULTURA

O buritizeiro é conhecido por sua elegância e altivez. A palmeira chegou a ser tombada pelo Patrimônio Ecológico do Distrito Federal devido à sua beleza, também eternizada na obra de Guimarães Rosa.

A palha retirada das folhas do buritizeiro serve para produzir bolsas e acessórios. Seja na praia ou na cidade, a matéria-prima empresta um ar multicultural e sofisticado ao visual feminino. 

 

MODA E SUSTENTABILIDADE

A Artestore, empresa cearense especialista em produtos artesanais, vende bolsas, carteiras e chapéus de palha de buriti, todos confeccionados cuidadosamente a mão.

Um trabalho delicado e minucioso no manuseio da palha, junto aos conceitos de moda e design dão origem a belíssimas peças femininas.

A Artestore agrega beleza, cultura, sustentabilidade dando acesso a todos os brasileiros a essa moda multicultural, mas muito brasileira, mais precisamente nordestina, do trabalho com a palha. Nossas bolsas, carteiras, clutches e demais acessórios são enviados a todo território nacional e exterior

Seja para uso nas praias ou na cidade, já que hoje o trabalho artesanal se difunde nos grandes centros da moda, as bolsas e acessórios que produzimos ganham cada vez mais espaço. Nossas peças são muito apreciadas também pelos estrangeiros, que procuram muito nosso artesanato como também, como também são presenteados por amigos que sempre levam do Brasil o que há de mais bonito e original.

 

Sobre a loja

Bolsas de Praia, Bolsas de Palha, Carteiras de Mão e Clutches, Bolsas de Festa, Bolsas de crochê e tricô... Cidade e Praia. Peças artesanais únicas confeccionadas por designers, artesãos e artistas comprometidos com o que é sofisticado, chique e sustentável. Desde 2006 na web, localizada no Ceará, nossas vendas são realizadas exclusivamente pela internet com entrega em todo o Brasil. ------ ATENÇÃO: NOSSA LOJA MUDOU PARA OUTRA PLATAFORMA: www.artestore.com.br ------

Pague com
  • MercadoPago
  • PayPal
  • PagSeguro
Selos
  • Site Seguro

F. G. AL ALAM - CNPJ: 11.119.513/0001-32 © Todos os direitos reservados. 2017